OPORTUNIDADES
BEN MULLINS/UNSPLASH
Estudante realiza teste; interesse dos brasileiros no SAT cresce 32% nos últimos cinco anos
Publicado em 5/5/2025 - 6h30
O SAT (Scholastic Assessment Test), exame equivalente ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no processo seletivo de universidades dos Estados Unidos, tem ganhado espaço entre os brasileiros. Segundo a College Board, empresa responsável pela aplicação oficial do teste, o número de alunos do último ano do ensino médio que fizeram o exame cresceu 32% nos últimos cinco anos.
"Esses números mostram um engajamento real da comunidade educacional brasileira com os padrões de admissão das universidades americanas", afirma Claudia Valencia, diretora da College Board, em entrevista ao Hub do 30-.
Com foco em inglês e matemática, o SAT é uma das principais portas de entrada para estudar nos Estados Unidos. A prova tem duração de duas horas e pode ser realizada pelo aplicativo oficial BlueBook. "Muitos estudantes preferem o SAT ao ENEM por considerarem a avaliação mais objetiva e direta", explica Claudia.
A preparação digital tem ampliado o interesse dos brasileiros pela educação internacional e facilitado o acesso ao modelo norte-americano. A expansão também é visível nas escolas brasileiras.
O número de instituições que oferecem os cursos e exames do programa Advanced Placement (AP) cresceu 78% no mesmo período. "Trabalhamos em parceria com os colégios, que ministram os cursos com professores capacitados. Essa colaboração garante que os estudantes tenham acesso à melhor preparação possível", destaca.
Além da prova padronizada, os cursos AP têm se tornado destaque entre as escolas que buscam oferecer um currículo alinhado aos padrões internacionais. As cinco disciplinas mais populares no Brasil atualmente são:
Os conteúdos são lecionados no ensino médio com padrão universitário, o que destaca o currículo dos alunos durante o processo seletivo e, em alguns casos, podem ser utilizados como créditos acadêmicos no exterior. Claudia ressalta que o processo de admissão em universidades norte-americanas vai além da nota do SAT.
As instituições analisam o conjunto da candidatura. O ensaio pessoal, o contexto socioeconômico e as atividades extracurriculares do estudante também pesam bastante na decisão", explica.
Esse modelo mais completo e flexível tem atraído cada vez mais famílias brasileiras em busca de oportunidades de ensino superior fora do país, com critérios mais amplos e personalizados do que os vestibulares tradicionais.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.