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Tem carro no CNPJ? Veja o seguro que protege sua empresa 24 horas por dia

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Empresário observa frota protegida ao pôr do sol, simbolizando segurança 24h. (Imagem IA)

Empresário observa frota protegida ao pôr do sol, simbolizando segurança 24h. (Imagem IA)

Publicado em 10/10/2025 - 10h10

Para muitas pequenas e médias empresas (PMEs), os veículos são mais do que um meio de transporte, são parte essencial da operação. Seja para entregas, visitas comerciais ou transporte de colaboradores, qualquer imprevisto com a frota pode gerar atrasos, prejuízos e perda de produtividade. Por isso, cada vez mais empreendedores recorrem ao seguro de frota empresarial, uma alternativa mais econômica e eficiente do que manter apólices individuais.

"Os pequenos e médios empresários normalmente possuem veículos da família e veículos que servem ao negócio. Juntamos todos eles e conseguimos enquadrar como frota, o que é possível a partir de dois veículos", explica Antonio Azevedo, vice-presidente de Auto, Frota e Consórcio da Alper Seguros, ao Economia Real.

A principal diferença está na gestão centralizada. Em vez de administrar diversas apólices, o seguro de frota agrupa todos os veículos em um único contrato, o que reduz burocracia e custo. "São muitas as vantagens: agrupar todos os veículos em uma única apólice, permitir a utilização dos veículos por várias pessoas sem preocupação com o perfil dos motoristas e, muitas vezes, obter descontos extras das companhias por se tratar de uma apólice coletiva", completa o executivo.

Na prática, o processo é simples. "A seguradora analisa as informações da frota e disponibiliza uma condição de precificação e aceitação específica para ela. Em seguida, o corretor de seguros realiza o cálculo no sistema da seguradora, individualmente ou por meio da importação de uma planilha com todos os veículos a serem segurados. A condição de frota é válida por 12 meses, inclusive para novos veículos", detalha Jorge Martinez, diretor de Produtos da Suhai Seguradora.

As coberturas mais procuradas incluem incêndio, roubo, colisão, danos a terceiros e assistência 24 horas, segundo Azevedo. Martinez acrescenta que muitas empresas optam por planos mais acessíveis: "Na Suhai, observamos que muitas empresas optam por seguros mais acessíveis, com foco em proteção contra roubo e furto, mas com a possibilidade de incluir coberturas adicionais conforme a necessidade e o orçamento".

Em relação aos valores, os preços variam conforme o tipo de veículo, a região e o perfil da empresa. "Os custos variam de acordo com a atividade do segurado. Por exemplo, se for uma pequena transportadora, o custo será maior do que o de um escritório de advocacia", explica Azevedo.

"Frotas de carros de valor médio, com cobertura de roubo ou furto e assistência 24h, têm custo médio de R$ 3 mil por veículo por ano. Já frotas de caminhões com valor entre R$ 200 mil e R$ 300 mil custam, em média, R$ 6 mil por veículo", reforça Martinez.

Coberturas adicionais e tecnologia impulsionam adesão

Além da cobertura tradicional, o seguro de frota permite incluir serviços extras, como carro reserva e rastreador. Martinez reforça que a assistência 24 horas é um dos diferenciais mais valorizados: "Ela abrange serviços como guincho, chaveiro, auxílio mecânico e transporte domiciliar. Essas opções ajudam a aumentar a disponibilidade da frota e reduzir o tempo de parada em caso de imprevistos".

Com o avanço tecnológico, o setor se tornou mais eficiente e acessível. "As seguradoras levam muito em conta a tecnologia embarcada nos veículos, como rastreadores e telemetria. Muitas vezes, elas até fornecem esses equipamentos para minimizar os prejuízos", explica Azevedo.

A Suhai também tem apostado nesse movimento. "Empresas que gerenciam suas frotas por meio de sistemas de rastreamento e monitoramento de tráfego apresentam menor risco de roubos, furtos e acidentes, obtendo, consequentemente, melhor precificação", afirma Martinez.

Para Azevedo, a conscientização sobre o seguro de frota ainda é um desafio entre pequenas empresas. O erro mais comum, segundo ele, é subestimar a cobertura. "O erro mais comum é contratar cobertura de terceiros muito baixa. Se aumentarmos a cobertura de terceiros de R$ 50 mil para R$ 100 mil, o acréscimo no valor será muito pequeno. Por isso, é importante orientar os segurados no momento da contratação", alerta.

Martinez concorda e reforça o papel da consultoria especializada: "Um ponto de atenção é fornecer informações corretas sobre o tipo de utilização dos veículos da frota, pois isso impacta na precificação e pode levar à negativa de indenização. Também é comum que empresas contratem individualmente três ou mais seguros sem solicitar a condição de frota, perdendo a oportunidade de obter um preço melhor".

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