CUIDADO COM O LEÃO
INGO STILLER/UNSPLASH
Leão em habitat natural; Contador separa cinco dicas para autônomos fugirem de multa no IRPF
Publicado em 2/5/2025 - 5h30
Em tempos de entrega do Imposto de Renda (IRPF 2025), quem é autônomo ou tem uma pequena empresa precisa ficar ainda mais atento às obrigações com o fisco. A Receita Federal tem ampliado o uso de tecnologias que cruzam informações de diferentes bases de dados e aumentam o risco de cair na malha fina — especialmente entre profissionais com renda variável.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os pequenos negócios respondem por mais de 90% das empresas brasileiras e mais da metade dos empregos formais do país.
Mas apesar da importância para a economia, esse grupo ainda enfrenta muitos desafios tributários. A Receita pode solicitar esclarecimentos por até cinco anos após a entrega da declaração.
Ou seja, erros ou omissões podem gerar problemas mesmo depois de muito tempo. Por isso, mantenha sua documentação organizada, evite o improviso e, se puder, conte com um contador de confiança. Se você é autônomo ou dono de um pequeno negócio, confira cinco cuidados essenciais para manter suas obrigações fiscais em dia:
Se você recebeu rendimentos tributáveis acima do limite de isenção, é obrigatório declarar o IRPF até o fim do prazo. Inclua todos os rendimentos obtidos com trabalho autônomo, inclusive os recebidos de pessoas físicas.
Quem recebe de pessoas físicas deve recolher mensalmente o Imposto de Renda por meio do Carnê-Leão. Esses valores são ajustados na declaração anual, mas o não pagamento pode gerar multa e juros.
A contribuição previdenciária garante acesso à aposentadoria e outros benefícios. É possível contribuir como pessoa física (contribuinte individual) com alíquota de 11% ou 20%, dependendo do plano escolhido.
Emitir recibos dos serviços prestados é fundamental para comprovar sua renda. Além disso, mantenha um Livro Caixa com todas as entradas e saídas do negócio. Esse controle permite deduzir despesas no Imposto de Renda e fortalece sua regularidade fiscal.
Dependendo da atividade, há outros tributos e obrigações municipais, como o pagamento de ISS (Imposto Sobre Serviços). Consulte um contador para garantir que sua atividade esteja corretamente enquadrada.
E um último recado: empreender no Brasil exige coragem. Não desista. Como já disse Renato Russo (1960 - 1996): "Quem acredita sempre alcança". E como cantava Raul Seixas (1945 - 1989): "Tente outra vez".
O país depende de quem produz, emprega e acredita em dias melhores. Siga em frente com planejamento e informação!
*As opiniões do colunista não refletem, necessariamente, o posicionamento do Economia Real.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.