SEGURANÇA
ALEXEY DEMIDOV/UNSPALSH
Veículos com peças de reposição mais simples geralmente apresentam menor sinistralidade
Publicado em 22/4/2025 - 10h43
Contratar um seguro auto é uma das formas mais eficientes de proteger seu patrimônio e evitar dores de cabeça em caso de imprevistos, como roubos, furtos ou acidentes. No entanto, com a alta generalizada dos preços e o orçamento mais apertado para muitos brasileiros, o valor da apólice (documento emitido pela seguradora que formaliza a aceitação do contrato de seguro) pode pesar no bolso.
Diante desse cenário, cresce a busca por alternativas para economizar no seguro do carro sem abrir mão da proteção. A boa notícia é que existem estratégias simples que podem fazer diferença no valor final do seguro.
De acordo com Sergio Ricardo Ferlin, sócio da Serfer Seguros, observar o perfil do condutor, o uso do carro e investir em medidas de segurança são atitudes que ajudam a reduzir o risco para as seguradoras e, consequentemente, o preço do seguro.
"Instalar rastreadores ou alarmes, por exemplo, pode diminuir o valor do seguro em até 20%, dependendo da empresa", destaca o especialista.
Outro ponto importante é o modelo do veículo. Carros com manutenção mais barata e menor índice de roubo tendem a ter seguro auto mais acessível.
Veículos menos visados por criminosos e com peças de reposição mais simples geralmente apresentam menor sinistralidade, o que impacta positivamente no valor da apólice”, explica Ferlin.
Além disso, o endereço informado para pernoite do carro também influencia no cálculo: regiões mais seguras e com garagem fechada contribuem para um valor menor de seguro.
Para o Economia Real, o especialista lista mais sete dicas práticas para economizar no seguro auto. São elas:
Reparos com valores próximos ao da franquia contratada podem ser pagos do próprio bolso. Acionar o seguro com frequência pode encarecer a renovação.
Revisões em dia reduzem os riscos de falhas e acidentes, o que é valorizado pelas seguradoras.
Algumas seguradoras oferecem descontos para quem contrata seguros de carro e casa juntos.
Deixar o seguro vencer antes da renovação pode ser interpretado como aumento de risco, resultando em preços mais altos.
Quanto mais condutores incluídos na apólice, maior o risco e o custo do seguro.
Pesquisar diferentes opções é essencial para encontrar o melhor custo-benefício para o seu perfil.
Menos multas e sinistros significam menor risco e maiores chances de desconto na renovação do seguro.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.