SAIBA COMO ADERIR
MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL
Cédulas de dinheiro; até agora, 32 instituições financeiras firmaram contrato com o programa
Publicado em 25/4/2025 - 11h54
Os trabalhadores com carteira assinada já podem contratar o Crédito do Trabalhador diretamente pelos aplicativos dos bancos. A mudança passa a valer nesta sexta (25) e marca uma nova fase do programa, que antes só permitia a solicitação pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Com a atualização, também é possível trocar dívidas e refinanciar outros consignados por condições mais vantajosas. Segundo o governo federal, o programa já movimentou R$ 8 bilhões em empréstimos desde o lançamento, há cerca de um mês.
Até agora, 32 instituições financeiras aderiram ao programa. A expectativa é que esse número aumente com a integração direta aos canais bancários. O processo de contratação pode variar de banco para banco, mas estará disponível em aplicativos, caixas eletrônicos, canais digitais e agências físicas.
O empréstimo consignado CLT está disponível para trabalhadores da iniciativa privada, incluindo empregados domésticos, rurais e contratados por MEIs.
O modelo tem como atrativo a taxa de juros mais baixa, com parcelas descontadas diretamente na folha de pagamento, o que reduz o risco de inadimplência.
Os bancos autorizados pelo Governo Federal agora oferecem a modalidade de crédito em seus próprios canais digitais:
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.