CONSUMO CONSCIENTE

A sacada de gênio para economizar água sem mudar sua rotina diária

MARCELLO CASAL/AGENCIA BRASIL

Torneira pingando

Torneira pingando; Mudanças simples economizam até 10 mil litros/mês e reduzem o desperdício.

Publicado em 11/9/2025 - 8h00

Dentro de casa, alguns hábitos comuns escondem os maiores vilões do consumo de água: banhos longos, torneiras pingando, mangueiras e vasos sanitários antigos. Eles parecem inofensivos, mas podem pesar, e muito, na conta de água no fim do mês. A boa notícia é que dá para economizar sem mudanças radicais na rotina.

"Mudanças de hábitos simples já geram resultados expressivos. Reduzir o tempo de banho de 15 para cinco minutos, por exemplo, representa uma economia de 90 litros por pessoa/dia, o que equivale a 10,8 mil litros por mês em uma família de quatro pessoas", explica Ronaldo Mendes, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e especialista em recursos hídricos e uso da água, em entrevista ao Economia Real.

Além da mudança de hábitos, há soluções tecnológicas que ajudam a reduzir o consumo de água, como redutores de vazão e torneiras mais econômicas. Segundo a Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal), os redutores de vazão, também chamados de arejadores, reduzem o consumo em até 50%, sem perda de conforto.

"Nesse tipo de equipamento, a instalação deve ocorrer sempre após o cavalete na parte interna do imóvel. É proibida a instalação ou intervenção de pessoa não autorizada em cavalete e hidrômetro. Além disso, modelos modernos de torneiras e chuveiros econômicos entregam boa pressão gastando bem menos água. Descargas de duplo acionamento também reduzem em até 50% o consumo do vaso sanitário", informa a companhia.

Como economizar água em casa sem mudar sua rotina

Pequenas mudanças no dia a dia podem gerar grandes economias de água, aliviar o impacto no meio ambiente e ainda reduzir a conta no fim do mês. A pedido do Economia Real, o professor da UFPA e os especialistas da Caesb listaram sete dicas para economizar na conta de água. São elas:

  • Reduza o tempo de banho: Cortar cinco minutos economiza até 80 litros por pessoa/dia, o que pode chegar a 10 mil litros/mês em uma família de quatro pessoas;
  • Feche a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar a louça: Evita desperdício de 10 a 15 litros por minuto, somando até 1,2 mil litros/mês.
  • Acumule roupas para encher a máquina de lavar: Usar o equipamento sempre cheio gera economia de até mil litros/mês.
  • Instale redutores de vazão em torneiras: Simples e eficiente, promove economia de cerca de 1,5 mil litros/mês.
  • Substitua a mangueira por balde: Ao lavar carro ou regar plantas, você evita o gasto de 280 litros a cada 15 minutos de mangueira aberta.
  • Reaproveite água: Utilize a água da máquina de lavar para limpar calçadas ou áreas externas.
  • Atualize o vaso sanitário: Modelos com duplo acionamento reduzem até 12 litros por descarga, representando mais de 5 mil litros/mês em famílias de quatro pessoas.

Segundo Mendes, em apenas um mês, essas medidas já apresentam resultados expressivos.

"Uma residência pode reduzir entre 5 e 10 mil litros de água por mês, o que equivale a até 30% da fatura mensal. Esse resultado evidencia que pequenas intervenções comportamentais e tecnológicas são capazes de gerar impactos expressivos tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental", conclui o professor.

Leia mais sobreEconomiaEconomia Real
comentáriosComente esta notícia

Últimas notícias

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Economia Real