AGROBAR
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Luan Pereira em show; sertanejo é sócio da franquia Agrobar, que movimentou R$ 12 mi em 2024
Publicado em 6/7/2025 - 7h00
Um dos principais nomes do agronejo, Luan Pereira fatura em cima dos palcos e também fora deles: ele é um dos sócios do Agrobar, rede de franquias de "bar raiz", com estilo country e forte presença no interior do Paraná, Mato Grosso e São Paulo. Só no ano passado, a empresa faturou R$ 12,5 milhões e pretende chegar a R$ 60 milhões em 2025 com uma forte expansão por todo o coração do território nacional.
"Hoje, o Luan é o grande cara do negócio, o rosto que representa e gera identificação com os consumidores. A atuação dele está principalmente ligada à comunicação, marketing e posicionamento, funcionando como ponte emocional com o público", explica Pedro Elero, fundador e diretor de franquias da Fancore Group (grupo que administra o Agrobar), ao Economia Real.
Além de Pereira, que começou a parceria com a Fancore como "agrosócio" (nome dado aos embaixadores da empresa) e hoje é dono de uma fatia do negócio, a gravadora AgroPlay (responsável pela administração da carreira do próprio Luan Pereira e de artistas como Ana Castela, Leo & Raphael, Countrybeat e Duda Bertelli) também possui participação na empresa.
Para entender a origem do Agrobar, é preciso voltar no tempo até 2014. O primeiro empreendimento da Fancore foi a Folks Pub, rede de franquias de bares e botecos sertanejos que nasceu em Londrina (PR).
Com o crescimento da música sertaneja ao longo dos últimos anos e, consequentemente, do mercado em torno desse gênero musical, a companhia viu a oportunidade de abrir um novo negócio para atender esse nicho promissor do entretenimento no interior do Brasil.
Enquanto o Folks é uma balada, que começa por volta das 21h e vai até 4h ou 5h, com a venda de bebidas e o público em pé, o Agrobar é totalmente um bar temático. Ele começa com o happy hour, por volta das 18h, e vai até no máximo 1h, com o público nas mesas e consumo de comidas e bebidas", detalha.
Além disso, enquanto o Folks foi projetado para cidades com mais de 500 mil habitantes, o Agrobar atende municípios com mais de 150 mil habitantes — o que fomenta uma maior capilaridade no interior do país. No final de 2024, 14 unidades do Agrobar estavam abertas e a meta é chegar a 50 unidades até 2026.
Para a reportagem, Elero revela que as unidades de Umuarama e Guarapuava, ambas no Paraná, e a de Rondonópolis (MT) brigam pela liderança de faturamento da rede. "A cultura agro é muito forte nessas regiões, o que impulsiona o sucesso do negócio. Essas unidades apresentam faturamentos maiores do que as praças de Londrina (PR) e Campinas (SP), que estão localizadas em grandes centros urbanos", diz.
diVULGAÇÃO/FANCORE
João Paulo Albuquerque, Luan Pereira e Pedro Elero
O investimento inicial médio para abrir um Agrobar é de R$ 450 mil. Em capitais e centros urbanos maiores, o valor pode ser mais alto. "Em cidades maiores, como São Paulo ou Curitiba, esse número pode chegar a R$ 800 mil, dependendo do imóvel", detalha o diretor.
Segundo Elero, o franqueado conta com o apoio da Fancore desde o início do projeto. "Temos todo o suporte, desde a procura de ponto. Nossos arquitetos são homologados, assim como os fornecedores. O franqueado faz as cotações e cuida da execução com apoio total da nossa equipe", afirma.
A franqueadora também realiza parcerias com a indústria e oferece uma vantagem estratégica: a força do nome de Luan Pereira na divulgação da marca. Na prática, o franqueado acompanha de perto a obra e a implantação do negócio, sempre com suporte da franqueadora.
"Uma semana antes da inauguração, toda a minha equipe vai até a unidade e fica lá acompanhando esse processo. Depois disso, seguimos com suporte remoto e visitas periódicas durante toda a jornada do franqueado", comenta.
Outro diferencial do Agrobar está na centralização das ações de marketing. "Cerca de 80% das ações são feitas por nós. O restante fica com o franqueado para ações mais locais, como parcerias com influenciadores da região ou publicações nos stories", finaliza.
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