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DIVULGAÇÃO/BRADESCO
Ativação do Bradesco no festival Lollapalooza; banco revela atualização tecnológica no sistema
Publicado em 26/5/2025 - 6h00
Desde a chegada de Marcelo Noronha à liderança do Bradesco, em novembro de 2023, um dos principais bancos privados do Brasil protagoniza uma transformação digital sem precedentes da porta para dentro. Um dos exemplos dessa mudança é que uma simples atualização do aplicativo levava 45 dias para ser concluída, algo inaceitável nos dias atuais. Agora, ela é feita em menos de 24 horas, o que agiliza a operação e reduz custos.
"Não é um movimento só de nome, passamos a ter várias mudanças estratégicas de forma de trabalho, cultura, entre outros aspectos. Até pouco tempo, nosso 'shopping' do aplicativo era pouco personalizável, com processos manuais e lentos de atualização", detalha Daniel Pretti, superintendente sênior de plataformas do Bradesco, em entrevista exclusiva ao Economia Real.
À reportagem, o executivo revela que para atualizar uma comunicação dentro do aplicativo do banco (como os banners em vermelho disponíveis na imagem abaixo), o trâmite — desde a solicitação da área responsável, processamento do pedido, validação da mudança e até a implementação ao cliente — levava 45 dias. Hoje, esse processo é feito em 24 horas, graças à implementação da tecnologia desenvolvida pela Adobe.
"O Bradesco tem um sistema bem robusto e, desde o início da nossa parceria, nossa premissa era agregar não só na tecnologia, como também nos processos e na agilidade. Aqui implementamos uma plataforma integrada para a construção de uma cadeia de conteúdo", explica Diogo Caixeta, gerente de contas estratégicas da Adobe Experience Cloud.
REPRODUÇÃO
Banners em vermelho eram atualizados em 45 dias
Graças a essa iniciativa de modernização digital, o tempo médio de lançamento das atualizações foi reduzido em 80%, e 95% das demandas internas da instituição (tanto para o site quanto para o aplicativo) são resolvidas no mesmo dia.
Essa atualização mais ágil proporcionou um aumento de 55% na taxa de conversão de clientes, o que gera novas oportunidades financeiras para a empresa.
Internamente, a Adobe batiza essa tecnologia como content supply chain, uma adaptação para o universo da produção de conteúdo da lógica industrial da gestão de cadeia de suprimentos: quando as empresas otimizam o fluxo financeiro, de dados e mercadorias desde a aquisição da matéria-prima até a entrega do produto ao cliente final.
Sem precisar de tecnologia, os times das áreas constroem o conteúdo que desejam divulgar, passam por um workflow [fluxo de trabalho], aprovam e o conteúdo vai ao ar. Além da agilidade, o custo da atualização diminuiu bastante", comemora Pretti.
DIVULGAÇÃO/BRADESCO E ADOBE
Daniel Pretti (Bradesco) e Diogo Caixeta (Adobe)
Segundo os executivos, com dois meses de integração, a tecnologia da Adobe já era utilizada dentro do ecossistema do Bradesco. "Pegamos casos de uso, com dores internas, e oportunidades de negócios, para estruturar a plataforma. Essa implementação gera um ganho de valor para o cliente", destaca o superintendente.
Além do aplicativo, essa integração omnichannel permite que a atualização de dados ocorra simultaneamente em todos os canais do banco: site, internet banking, redes sociais, entre outros.
"Na parte dos sites, só conseguíamos atender 9% das solicitações internas no mesmo dia. Hoje atendemos 95%, pois, graças a essa mudança, as áreas de negócio estão com o instrumento na mão para fazer o que precisam", diz Pretti.
E, além do avanço em gestão, a inteligência artificial foi integrada às ferramentas internas do Bradesco, o que agiliza ainda mais o processo de atualização. "Criamos uma imagem para um respectivo formato, como o do aplicativo, e a IA já adapta esse material para o site e o internet banking", afirma o executivo do banco.
"A plataforma tem inteligência artificial generativa já embarcada para uso em alguns casos específicos. O banco tem alavancado os nossos modelos de IA que usam texto para criar imagens e vídeos. Essas ferramentas são treinadas com imagens que temos o direito de uso, o que não gera um risco comercial para os clientes", complementa o gestor da empresa de tecnologia.
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