GIRO DAS STARUPS
DIVULGAÇÃO/MEL PACHECO
Adriana Bombassaro, diretora de operações da FastBuilt; startup cria monitoramento em app
Publicado em 27/9/2025 - 9h00
A FastBuilt, construtech brasileira focada em gestão de pós-obra e experiência do cliente, lança a funcionalidade Cerca Virtual em sua plataforma. A inovação permite que construtoras acompanhem em tempo real a jornada dos profissionais durante atendimentos de assistência técnica, com check-in e check-out geolocalizados, o que promove controle total sobre chamados em andamento.
"A construtora passa a ter uma visão clara e segura sobre o cumprimento dos chamados, podendo dimensionar com mais precisão sua operação", explica Adriana Bombassaro, diretora de operações da FastBuilt, ao Economia Real.
A nova ferramenta registra o tempo exato de atendimento no imóvel e fornece dados estratégicos para o planejamento da agenda de equipes internas e fornecedores. Além da rastreabilidade, o sistema gera relatórios auditáveis e permite analisar a performance dos times em campo, o que otimiza rotinas e processos de atendimento.
O objetivo é acelerar respostas e melhorar a experiência do cliente no pós-venda, uma das maiores dores do setor. Para Adriana, a Cerca Virtual transforma o módulo de assistência técnica em uma ferramenta estratégica de dados: "Trazemos mais segurança jurídica para a construtora e transparência para o cliente final. A tecnologia reduz erros e fortalece a tomada de decisão com base em evidências".
Confira também, nesta edição do Giro das Startups:
A Odisseia AI, startup catarinense especializada em inteligência artificial aplicada à jornada do cliente, lançou oficialmente o Synthetos, sua nova solução de inteligência de dados voltada para equipes comerciais. A tecnologia é capaz de analisar todas as conversas de vendedores em tempo real, apontar gargalos, entender por que interações falharam e indicar os caminhos com maior taxa de conversão.
"O Synthetos é o melhor amigo do gerente de vendas. Ele é capaz de analisar todas as conversas de todos os vendedores em tempo real, identificando pontos de melhoria, percentual de conversão e destacando quais interações não performaram e porquê. É um tipo de trabalho que antes era impossível de ser feito manualmente, mas agora se torna realidade com a Odisseia", explica Felipe Bittencourt, CEO da Odisseia AI.
Com o lançamento, a Odisseia amplia seu ecossistema de soluções e reforça o objetivo de levar inteligência em escala para os processos comerciais. A empresa aposta em análises preditivas e automação de ponta a ponta como forma de transformar dados brutos em decisões que geram impacto real nas vendas.
A INFLEET, startup brasileira de tecnologia para gestão de frotas com IoT, levantou R$ 40 milhões em rodada Série A liderada por Canary, Indicator e Citrino Ventures, com participação da DOMO.VC, BluStone, Scale-Up Endeavor e apoio do Google via Black Founders Fund. O aporte será usado para escalar seu "Copiloto Inteligente", que une alertas de risco em tempo real com inteligência analítica para gestores.
A plataforma utiliza IA embarcada para monitorar comportamentos como sonolência, uso do celular e excesso de velocidade, o que reduz acidentes nas estradas. Do outro lado, oferece dashboards com insights sobre custos, produtividade e manutenção preventiva. Segundo a empresa, a solução pode cortar até 60% dos sinistros e 20% dos custos operacionais.
A INFLEET já atende centenas de empresas, dobrou de tamanho nos últimos dois anos e quer consolidar sua presença no Brasil e na América Latina. Com diversidade como valor estratégico (49% da equipe é composta por pessoas negras e 45% por mulheres), a empresa mira também impacto ambiental, com recursos que integram métricas de CO₂ evitado e segurança viária nos relatórios das operações.
O Giro das Startups é a curadoria semanal do Economia Real com as movimentações mais relevantes do ecossistema de inovação. Publicada aos sábados, a coluna traz rodadas de investimento, fusões e aquisições, lançamentos de produtos, movimentações de executivos, editais, tendências e bastidores do mundo das startups — tudo em notas curtas, diretas e sem economês. Quer divulgar uma novidade ou sugerir uma pauta? Envie um e-mail para nery@economiareal.com.br com GIRO DAS STARTUPS no título.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.