VOCÊ SABIA?

O benefício esquecido por quem é MEI sobre a aposentadoria

MARCELLO CASAL JR/ AGENCIA BRASIL

Celular na tela do Simples Nacional

Celular na tela do Simples Nacional; quem é MEI contribui mensalmente ao INSS de forma automática

Publicado em 15/9/2025 - 10h09

Os microempreendedores individuais (MEI) têm acesso assegurado à aposentadoria e a outros benefícios previdenciários mediante o pagamento mensal ao INSS, uma vantagem muitas vezes desconhecida por profissionais autônomos. Essa contribuição está inclusa no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e é feita de forma automática.

Criado para simplificar a formalização de pequenos negócios em todo o Brasil, o sistema MEI faz com que, ao manter as contribuições em dia, o microempreendedor tenha vínculo formal com a seguridade social.

Esse vínculo é essencial para assegurar os direitos previdenciários e proteção em situações de incapacidade, maternidade ou falecimento.

Quais são os benefícios previdenciários do MEI?

Com as contribuições em dia e cumprido o período de carência, o MEI tem direito a:

  • Aposentadoria programada: homens podem se aposentar aos 65 anos, com 20 anos de contribuição; mulheres, aos 62 anos, com 15 anos de contribuição.
  • Auxílio por incapacidade permanente ou temporária (antigo auxílio-doença e aposentadoria por invalidez).
  • Salário-maternidade, pago em casos de nascimento, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.
  • Auxílio-reclusão e pensão por morte, destinados aos dependentes.

Como acompanhar as contribuições do MEI?

É fundamental que o microempreendedor individual acompanhe sua situação junto ao INSS para assegurar o correto registro das contribuições. O acompanhamento pode ser feito pelo telefone 135 ou pelo portal oficial do Meu INSS, onde também é possível consultar extratos, solicitar benefícios e esclarecer dúvidas sobre aposentadoria do MEI.

Manter a regularidade no pagamento do DAS promove não apenas a formalização do negócio, mas também segurança previdenciária e acesso a direitos fundamentais para o microempreendedor e seus dependentes.

comentáriosComente esta notícia

Últimas notícias

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Economia Real