MAIS UMA OPÇÃO

MEI já pode pagar DAS com cartão de crédito; entenda a novidade

RDNE STOCK PROJECT/PEXELS

Cartões de crédito

Cartões de crédito; nova ferramenta da Receita Federal permite com que DAS seja paga no cartão

Publicado em 18/9/2025 - 18h16

Os microempreendedores individuais (MEIs) ganharam uma nova alternativa para manter as obrigações fiscais em dia. A Receita Federal passou a permitir o pagamento do DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) por meio de cartão de crédito. A atualização vale para todas as modalidades da guia: mensal, cobrança e excesso de receita.

A mudança tem alcance nacional e pode ser acessada pelos empreendedores nos sistemas digitais do órgão. Para usar a novidade, basta entrar na plataforma da Receita, selecionar a opção "Pagar Online" e escolher o cartão como forma de quitação.

Segundo o órgão, o objetivo é ampliar a flexibilidade dos microempreendedores para regularizar suas contribuições e evitar a perda de benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.

De acordo com a Receita, a funcionalidade "traz mais praticidade e flexibilidade para o contribuinte que deseja manter suas obrigações em dia", ao oferecer mais uma forma de quitar os tributos do Simples Nacional.

Com a novidade, o MEI pode usar o cartão de crédito para evitar atrasos no pagamento do DAS e, assim, manter a regularidade fiscal sem risco de multas ou de perder a condição de segurado do INSS.


Este artigo foi produzido com uso de inteligência artificial, mas sob a supervisão e responsabilidade de jornalista profissional.

comentáriosComente esta notícia

Últimas notícias

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Economia Real