ECONOMIA NO BOLSO
DAN GOLD/UNSPLASH
Motorista dirigindo carro de aplicativo; Uber lança nova ferramenta para cliente economizar
Publicado em 7/8/2025 - 11h55
Atualizado em 7/8/2025 - 12h00
A Uber lança nesta quinta (7) duas novas funcionalidades voltadas a usuários que fazem trajetos frequentes: o Preço Fixo e o Pré-Pago. As novidades buscam oferecer mais previsibilidade nos gastos e ampliar o acesso a tarifas mais econômicas para quem usa o aplicativo no dia a dia, especialmente em deslocamentos como o trajeto entre casa e trabalho.
A funcionalidade Preço Fixo permite que o passageiro bloqueie o valor de um trajeto específico durante 30 dias, ao pagar uma taxa única de R$ 3,99. Para isso, é preciso cadastrar o ponto de partida, destino e uma janela de horário de até 1 hora por dia. Um exemplo seria definir o percurso do Aeroporto de Guarulhos até a Rodoviária do Tietê, entre 10h e 11h.
Durante esse período, o usuário poderá solicitar corridas nesse trajeto com o valor previamente fixado, desde que mantenha os dados cadastrados.
Se, no momento da corrida, o valor normal estiver mais barato do que o fixado, a cobrança será feita com base no menor preço. Mudanças no endereço de embarque, destino ou adição de paradas podem invalidar o benefício.
Já o Pré-Pago oferece a opção de antecipar o pagamento de 5, 10, 15 ou 20 viagens por um valor fixo, o que protege o usuário de variações tarifárias. O recurso é ideal para quem utiliza a plataforma com frequência, como no deslocamento diário entre casa e trabalho ou faculdade.
O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, débito, Uber Cash ou créditos Uber One, mas não é aceito em dinheiro.
Tanto o Preço Fixo quanto o Pré-Pago são válidos exclusivamente para corridas na categoria UberX, com previsão de expansão para outras modalidades nos próximos meses. É possível manter até 10 passes ativos combinando as duas funcionalidades.
Enquanto o Preço Fixo será liberado em todo o Brasil nos próximos dias, o Pré-Pago já está disponível em 34 cidades brasileiras, incluindo capitais como Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Recife, Salvador e São Luís. No interior de São Paulo, a novidade já chegou a cidades como Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Piracicaba.
Este artigo foi produzido com uso de inteligência artificial, mas sob a supervisão e responsabilidade de jornalista profissional.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.