PENÚLTIMO LOTE
JOEDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL
Receita Federal libera nesta sexta (29) o pagamento do penúltimo lote do Imposto de Renda PF
Publicado em 29/8/2025 - 9h41
A Receita Federal efetua nesta sexta (29) o pagamento do quarto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2025. O montante de R$ 2,9 bilhões será distribuído a 1.884.035 contribuintes que entregaram suas declarações dentro do prazo estabelecido. Este é o penúltimo dos cinco lotes previstos para este ano.
De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil, o depósito será realizado diretamente nas contas bancárias ou via Pix informadas pelos contribuintes no momento da declaração. Além das restituições referentes ao exercício atual, o lote também contempla valores residuais de anos anteriores.
Do total de beneficiados, 1.454.509 são contribuintes sem prioridade legal. Os demais pertencem a grupos prioritários: 312.915 utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix; 72.434 têm entre 60 e 79 anos; 22.841 são profissionais do magistério; 13.515 possuem mais de 80 anos; e 7.821 apresentam deficiência física ou mental ou doença grave.
Uma inovação implementada em 2025 concede prioridade aos contribuintes que utilizaram simultaneamente a declaração pré-preenchida e escolheram o Pix como meio de recebimento, mesmo não pertencendo aos grupos prioritários definidos por lei.
A consulta ao lote está disponível desde 22 de agosto no site da Receita Federal. Para verificar se foi contemplado, o contribuinte deve acessar a página oficial, clicar em "Meu Imposto de Renda" e em seguida em "Consultar a Restituição". O serviço também pode ser acessado pelo aplicativo oficial para dispositivos móveis.
Se o valor não for depositado por algum motivo, como no caso de contas desativadas, a restituição ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por um ano. O contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome através do Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Após esse período, caso o valor não seja resgatado, será necessário solicitar a restituição diretamente no Portal e-CAC. O contribuinte deverá acessar o menu "Declarações e Demonstrativos", clicar em "Meu Imposto de Renda" e selecionar a opção "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
O pagamento será processado automaticamente para todos os contribuintes incluídos neste lote, sem necessidade de solicitação adicional, desde que não existam pendências na declaração ou problemas com a conta bancária informada.
Este artigo foi produzido com uso de inteligência artificial, mas sob a supervisão e responsabilidade de jornalista profissional.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.