'LEVE' NO BOLSO
JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL
Carros em Brasília (DF); vendas de veículos seminovos crescem ganham destaque no mercado
Publicado em 28/5/2025 - 10h55
Com os preços dos veículos 0km em níveis recordes, o novo "carro popular" dos brasileiros é o modelo seminovo. Nos dois primeiros meses de 2025, as vendas de usados cresceram 7% em comparação com o mesmo período de 2024 e já ultrapassaram a marca de 2,5 milhões de unidades comercializadas.
"O mercado de seminovos se tornou atrativo porque é possível adquirir um veículo relativamente novo, com baixa quilometragem e por um preço interessante, o que tem levado ao aquecimento das vendas de usados", afirma J.R. Caporal, CEO da Auto Avaliar, plataforma que conecta anunciantes e revendedores de veículos usados.
De acordo com o Estudo MegaDealer de Performance de Veículos Usados (PVU), o giro de estoque das concessionárias no mês de abril ficou em apenas 38 dias, e a margem bruta atingiu 11%. O estudo também mostra que o ticket médio dos carros usados vendidos ficou em R$ 87,1 mil, quase 2% de alta em relação ao mês anterior — maior patamar da série histórica iniciada pelo PVU.
"Apesar de o valor ficar um pouco acima do praticado pelo modelo mais barato entre os novos, deve-se ter em mente que, nesta média, estão modelos muito mais completos e com mais funcionalidades", explica Caporal.
A amostra do estudo engloba 2.867 concessionárias de 23 diferentes marcas conectadas à plataforma. O seminovo pode custar de 20% a 30% menos que um modelo equivalente zero quilômetro, mas essa não é a única vantagem que atrai o consumidor ao mercado de usados.
"Enquanto um carro novo pode perder até 20% do valor nos primeiros meses, o usado já sofreu essa desvalorização inicial. Outro ponto é que o IPVA do veículo seminovo é menor e, muitas vezes, o valor do seguro também", recorda o executivo.
Para se ter uma ideia da diferença, o Fiat Mobi Like 0km, um dos modelos mais barato entre os populares, é comercializado pelo valor de R$ 74.990 (preço sugerido). Já o seminovo no modelo 2024, com apenas um ano de uso ou menos, é negociado ao valor médio de R$ 62.662,43 (16,34% mais barato que o novo).
Se a opção for pelo modelo de 2023, o preço cai para R$ 59.259,77, ou seja, 21% mais barato. "É preciso observar ainda que algumas concessionárias têm realizado promoções interessantes para reduzir essa diferença de preço e levar o consumidor a optar pelo novo. Outro ponto que se deve observar é que, se a preferência for por adquirir o veículo via financiamento, a taxa de juros oferecida é crucial para a decisão", reforça Caporal.
Quem busca um carro usado ou seminovo deve considerar o custo-benefício, pesquisar o histórico do veículo e verificar sua situação documental.
"Antes da aquisição, o ideal é levar o carro a um mecânico de confiança para checar motor, câmbio, suspensão e freios, além de fazer um test drive", orienta Caporal. Outro ponto importante é verificar se o modelo tem recalls pendentes junto ao fabricante.
Caporal também alerta sobre o fator emocional: a escolha não deve se basear apenas na vontade de ter determinada marca ou modelo: "Muitas vezes, a pessoa compra na emoção, mas se esquece de pensar no futuro. Quanto esse carro tende a se desvalorizar? Como está a aceitação dele no mercado?".
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