GOLE DA DESGRAÇA

Governo derruba R$ 1 milhão em anúncios de whisky falso na internet

DIVULGAÇÃO/MAPA

Notebook com a tela aberta mostrando garrafas de uísque, marcadas com o símbolo de proibido

Notebook com a tela aberta mostrando garrafas de uísque, marcadas com o símbolo de proibido

Publicado em 18/7/2025 - 12h38

Mais de R$ 1 milhão em anúncios de bebidas alcoólicas irregulares foram removidos da internet durante a Operação Ronda Agro Ciber II, realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ação mirou o comércio eletrônico de bebidas, com foco especial em whiskies de luxo vendidos sem autorização de importação ou com indícios de falsificação.

A operação teve abrangência nacional e concentrou esforços no comércio eletrônico de bebidas alcoólicas importadas irregularmente. De acordo com informações divulgadas na quinta (17), além da falta de autorização, foram detectados indícios de importação clandestina, falsificações com risco à saúde pública (entre elas, possível presença de metanol) e propagandas enganosas que induziam o consumidor ao erro.

A fiscalização encontrou irregularidades em mais de 70 marcas comercializadas em plataformas digitais. O principal problema foi a ausência do registro obrigatório de importação junto ao Mapa, documento essencial para a comercialização legal de bebidas alcoólicas estrangeiras no país.

Sem esse registro, não há garantia de rastreabilidade, controle sanitário nem conformidade com os padrões de qualidade da legislação brasileira — o que motivou a intervenção dos ministérios.

As plataformas digitais foram notificadas e os anúncios removidos. As próximas etapas incluem a identificação e responsabilização administrativa e criminal dos envolvidos nas infrações.

Segundo as autoridades, o comércio ilegal de bebidas alcoólicas provoca concorrência desleal com empresas que operam legalmente e gera evasão fiscal, o que compromete a arrecadação de impostos.

Leia mais sobreImpostos
comentáriosComente esta notícia

Últimas notícias

Economia Real