PÓS-LAVA JATO
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Fernando Collor; ex-presidente foi preso em Maceió (AL) por decisão de Alexandre de Moraes
Publicado em 25/4/2025 - 9h13
O ex-presidente da República Fernando Collor foi preso nesta sexta (25) em Maceió (AL). A ordem foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em um desdobramento da Operação Lava Jato. O político foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em 2023.
De acordo com informações repassadas pelos advogados de Collor para a TV Globo, ele foi detido por volta das 4h enquanto se deslocava voluntariamente para Brasília. O ex-presidente encontra-se detido na Superintendência da Polícia Federal em Maceió.
Na decisão, Moraes afirma que Collor apresentou recursos "meramente protelatórios" ao longo dos últimos anos, ou seja, apenas com o intuito de adiar o início da pena de oito anos e dez meses de prisão.
O ministro também pediu para que o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, marcasse uma sessão virtual para que a decisão seja avaliada pelos demais membros da Corte, o que ocorrerá ao longo do dia.
A denúncia contra Collor foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República em 2015. Segundo o Ministério Público, o ex-presidente recebeu R$ 20 milhões em propina entre 2010 e 2014 para favorecer contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, por meio de indicações políticas.
Dos oito anos e dez meses de condenação, quatro anos e quatro meses correspondem ao crime de corrupção passiva. A defesa tentou anular essa parte da pena, mas o ministro Alexandre de Moraes rejeitou os pedidos.