CHINA SOBRE RODAS
REPRODUÇÃO/CAOACHERY
Carro da marca CAOA Chery sobre plataforma; crescimento dos veículos chineses impacta mercado
Publicado em 11/8/2025 - 14h12
A entrada de montadoras chinesas no mercado automobilístico brasileiro já apresenta reflexos nas buscas por veículos novos e usados na internet. De acordo com um levantamento divulgado nesta segunda (11), a procura por carros chineses cresceu 24% entre janeiro a julho deste ano, ante o mesmo período do ano passado.
O levamento foi feito pela Webmotors, uma das principais plataformas de compra e venda de veículos na internet, com base na quantidade de buscas e visitas recebidas nos anúncios de carros fabricados na China.
Até o ano passado, o mercado de carros chineses no Brasil era dominado por marcas como BYD, CAOA Chery (brasileira, mas com modelos desenvolvidos pela chinesa Chery), GWM e JAC Motors. Em 2025, novos players asiáticos chegaram para ampliar a disputa: Zeekr, Jaecoo, Omoda e GAC passaram a oferecer seus modelos ao consumidor brasileiro, reforçando a tendência de diversificação no setor.
No ranking de participação nas buscas e visitas registradas no período, a CAOA Chery aparece na liderança, com 44,22% do total, seguida pela BYD (33,73%) e pela GWM (13,25%). Na sequência, estão JAC Motors (6,16%), Zeekr (1,22%), Jaecoo (0,69%), Omoda (0,39%) e GAC (0,34%).
O crescimento reflete um movimento global: as montadoras chinesas ganham espaço em mercados estratégicos ao oferecer modelos competitivos em preço, tecnologia embarcada e, principalmente, veículos eletrificados.
No Brasil, a combinação de design moderno, conectividade e opções híbridas ou 100% elétricas tem atraído cada vez mais consumidores, especialmente em um cenário de maior interesse por carros menos poluentes e com custo-benefício diferenciado.
Este artigo foi produzido com uso de inteligência artificial, mas sob a supervisão e responsabilidade de jornalista profissional.