NOVO CICLO

Um ano após enchentes, comércio do RS reage com feira de negócios

SANDRO AZEVEDO/REPRODUÇÃO

10° edição da Feira Brasileira do Varejo

10° edição da Feira Brasileira do Varejo, em 2023; na ocasião evento recebeu 9,6 mil visitantes

GABRIELA PESSANHA & ERICK MATHEUS NERY

gabriela@economiareal.com.br

Publicado em 9/5/2025 - 6h15

Um ano após as enchentes que causaram um prejuízo superior a R$ 3 bilhões no comércio do Rio Grande do Sul (RS), os empreendedores gaúchos intensificam o ciclo de recuperação do Estado com a retomada dos grandes eventos. Após o South Summit Brazil, realizado em abril, a Feira Brasileira do Varejo (FBV) pretende reunir mais de 10 mil visitantes em Porto Alegre e fomentar a economia da região.

"Somos um evento com um público formado por empresários, empreendedores e pessoas interessadas em montar um negócio. A parceria com o Sebrae deve atrair participantes de todo o Brasil, e vamos abordar temas empresariais de forma ampla para alcançar o maior número possível de empreendedores, negócios e pessoas", explica Arcione Piva, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas Porto Alegre), em entrevista ao Economia Real.

Originalmente, a 11ª edição da FBV seria realizada no ano passado, mas as chuvas também prejudicaram a realização do evento. "Todos os equipamentos de internet e energia elétrica do centro de eventos são subterrâneos e precisaram ser completamente refeitos. No início, tentamos remarcar para o segundo semestre, mas não havia condições. Apenas no final de fevereiro a estrutura ficou 100% pronta", recorda.

Um dos principais palestrantes da feira será o norte-americano Lee Peterson, referência internacional do varejo e vice-presidente executivo de Liderança de Pensamento da consultoria WD Partners.

Além do executivo, estarão presentes a empresária e jurada convidada do Shark Tank Brasil Alexandra Casoni, o palestrante Arthur Igreja, a jornalista Giuliana Morrone, a consultora do Grupo Pão de Açúcar (GPA) Amira Ayoub, entre outros especialistas do setor.

"Não é só gestão e negócios, mas também marketing, vendas e cases de sucesso. Atendemos pequenos empresários que acham que isso tudo não é para eles. Com os exemplos de negócios reais que usam tecnologia e crescem, mostramos na prática como aplicar isso no dia a dia. O participante sai da feira pronto para agir", detalha o presidente do Sindilojas Porto Alegre.

Recuperação do comércio gaúcho

À reportagem, Piva recorda como as enchentes de 2024 devastaram a economia gaúcha: "Não teve um ou outro setor mais impactado, todos foram atingidos de forma similar. Não conseguimos diferenciar um segmento porque, nas regiões afetadas, havia todo tipo de comércio, desde alimentação até automóveis".

Todos os setores sentiram os impactos, mas vejo que a maior dificuldade enfrentada hoje é a escassez de recursos financeiros. É preciso o apoio de parceiros, bancos e do governo para viabilizar soluções. Como entidade, temos trabalhado para facilitar o acesso ao crédito para o varejo", comenta Piva.

Uma das iniciativas voltadas à retomada econômica no RS é o programa RegeneraRS, que disponibilizou R$ 30 milhões em crédito com juros reduzidos para 378 empreendedores de 78 cidades do estado. O recurso faz parte do projeto Estímulo Retomada RS, voltado à reconstrução do comércio local.

A 11ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV) ocorre entre os dias 21 e 23 de maio, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre (RS). Os ingressos estão disponíveis neste link.

comentáriosComente esta notícia

Últimas notícias

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Economia Real