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Kit personalizado para o Dia dos Namorados; Vendas aumentaram nas comemorações deste ano
Publicado em 12/6/2025 - 11h00
O Dia dos Namorados, celebrado nesta quinta (12), deve movimentar o setor de venda direta. A expectativa é que, neste ano, cosméticos, kits personalizados e as estratégias nas redes sociais aumentem em até 10% o ticket médio das vendas, com projeção de crescimento de 3,2% nas vendas do varejo, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
"Datas como Dia dos Namorados, Dia das Mães e Natal estão entre as mais representativas entre os picos de vendas. E a expectativa deste ano é muito positiva, afinal os itens mais vendidos nesta data, como cosméticos e cuidados pessoais, representam 42,7% de nossas vendas", afirma Adriana Colloca, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), em entrevista ao Economia Real.
De acordo com o Instituto Fecomércio, o ticket médio por consumidor deve atingir R$ 236,90 no Dia dos Namorados — um aumento de 50,6% em relação ao ano passado. Além disso, 68% dos entrevistados afirmaram que devem realizar suas compras em lojas online, o que mostra uma mudança nos hábitos de consumo e preferência por conveniência, praticidade e experiências personalizadas.
Apesar disso, o perfume, tradicionalmente um dos produtos mais vendidos na data, sofreu retração de 26% nas vendas online em junho. Em contrapartida, itens como skincare e maquiagem tiveram crescimento expressivo: 119,2% e 89,2%, respectivamente, o que sinaliza uma mudança nas tendências de consumo.
Outro item em destaque são as roupas, que representam cerca de 18% das vendas da data. "Em 2025, espera-se que essa categoria continue a ganhar força, à medida que mais consumidores buscam produtos que promovam qualidade de vida e autocuidado", comenta Adriana.
O Dia dos Namorados traz um diferencial importante: o tom emocional e simbólico dos presentes. Enquanto o e-commerce tradicional aposta em algoritmos e frete rápido, os consultores de beleza da venda direta apostam na proximidade com o cliente, por meio de recomendações personalizadas e do cultivo de relacionamentos duradouros com os clientes.
"A flexibilidade e o contato próximo que a venda direta proporciona permitem que as consultoras ofereçam uma experiência de compra mais personalizada, criando conexões emocionais com os clientes. Além disso, a evolução das vendas online e as campanhas digitais têm ampliado o alcance das consultoras, que agora usam as redes sociais para oferecer promoções, descontos e pacotes exclusivos", detalha Adriana.
Ela também destaca que há diferenças claras entre os consumidores que compram online e aqueles que preferem a venda direta: "Quem opta pelo modelo tradicional valoriza a relação pessoal e a confiança construída ao longo do tempo com seus revendedores."
Em pesquisa conduzida pela ABEVD e pela CVA Solutions, 49,5% dos revendedores têm entre 19 e 29 anos, o que reflete uma renovação geracional no setor. Jovens da Geração Z encontram na revenda de produtos uma oportunidade de entrada no mercado de trabalho com flexibilidade e autonomia para conciliar estudos, carreira e vida pessoal.
As mulheres são maioria, cerca de 60% da força de vendas, e representam uma abordagem de negócio baseada na empatia, cuidado e construção de vínculos com o cliente.
Para se conectar com esse novo perfil, as marcas têm apostado em campanhas de acolhimento, capacitação digital e kits de entrada com preço acessível. O objetivo é estimular a profissionalização dos revendedores, fortalecer a venda direta como alternativa de renda e fomentar a inclusão econômica.
Essas transformações têm fortalecido a atuação dos empreendedores independentes, ampliado o alcance das marcas e aproximado os produtos do consumidor final. O Brasil lidera o setor de venda direta na América Latina e ocupa a 7ª posição no ranking global, com grande potencial de crescimento, impulsionado pela inovação e pela digitalização.
Em 2024, o Dia dos Namorados movimentou cerca de R$ 23 bilhões no varejo nacional, quase metade de todo o faturamento da venda direta no ano, segundo relatório da Neotrust/E‑Commerce Brasil.
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