OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
GETSWELLO/UNSPLASH
Telefone com TikTok Shop; plataforma combina vídeos curtos e influência digital para vender
Publicado em 19/5/2025 - 6h00
O TikTok Shop chegou ao Brasil nos últimos dias e promete transformar o comércio eletrônico nacional. Ao combinar vídeos curtos e entretenimento, a plataforma permite que o usuário realize compras sem sair do aplicativo, o que abre uma nova possibilidade de faturamento digital para empresas que souberem se adaptar à ferramenta.
"A plataforma une entretenimento e vendas em um ambiente que favorece o relacionamento com o cliente e melhora a experiência de compra, o que pode aumentar significativamente o faturamento", afirma Vinicius Guimarães, gerente de marketing da Tray, plataforma de soluções para e-commerce, em entrevista ao Economia Real.
Com mais de 111 milhões de usuários no mundo, o TikTok é hoje o terceiro maior aplicativo de vídeos do planeta. No Brasil, os usuários passam até cinco horas por dia no app, o que impulsiona a conversão de espectadores em compradores — e reforça o potencial da plataforma como novo canal de vendas online.
"As empresas precisam reformular suas estratégias digitais para garantir presença ativa no TikTok, alinhada ao perfil da audiência", afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e América do Sul. O executivo ressalta a urgência das marcas em atender um público cada vez mais conectado, exigente e propenso ao consumo por descoberta.
O ideal é contar com influenciadores digitais ou embaixadores da marca que apresentem os produtos com naturalidade, por meio de tutoriais, reviews e dicas práticas. Isso gera engajamento real e impulsiona o consumo", complementa Gambôa.
Guimarães reforça que as empresas que investirem em conteúdos com alto potencial de engajamento, como vídeos curtos e transmissões ao vivo, tendem a se destacar.
"O TikTok Shop inaugura uma nova era da compra por descoberta, em que entretenimento e consumo se fundem naturalmente. Pequenas e médias empresas podem escalar suas vendas com o apoio da comunidade de criadores de conteúdo", explica.
DIVULGAÇÃO
Fernando Gambôa e Vinicius Guimarães
A pedido da reportagem, Guimarães elenca cinco dicas práticas para que pequenas e médias empresas (PMEs) comecem a vender no TikTok Shop Brasil. São elas:
Acesse o TikTok Shop Seller Center e crie sua conta de vendedor. Envie os documentos exigidos (CNPJ ou CPF). Após a aprovação, configure sua loja e cadastre os produtos.
Os influenciadores digitais são essenciais para gerar credibilidade. Aposte em tutoriais, unboxings e lives com demonstrações reais dos seus produtos.
Crie conteúdos rápidos, objetivos e visualmente atrativos. Aposte em lives com promoções exclusivas para gerar urgência e impulsionar conversões instantâneas.
Categorias como moda, beleza, bem-estar e eletrônicos se alinham ao perfil do público da plataforma e costumam apresentar excelente desempenho.
Utilize as ferramentas nativas do TikTok Shop para acompanhar vendas, processar pagamentos e garantir logística eficiente, entregas no prazo e satisfação do consumidor.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.