EM SANTOS (SP)
Receita Federal apreende 43,6 kg de cocaína no Porto de Santos; droga estava escondida em contêiner com vermífugo com destino à Austrália.
DIVULGAÇÃO/RECEITA FEDERAL
Cão de faro utilizado pela Receita Federal em Santos (SP); animal encontrou cocaína em mercadoria
Publicado em 19/6/2025 - 14h15
Uma operação da Receita Federal frustrou a tentativa de envio de 43,69 kg de cocaína ao exterior por meio do Porto de Santos, no litoral paulista. O entorpecente, localizado na última quarta (18) pelos cães de faro da organização, estava escondido na estrutura de um contêiner que transportava 2,7 toneladas de vermífugo — medicamento usado no tratamento de infestações por vermes em animais e humanos.
O destino da carga era a Austrália, país onde o valor do quilo da droga pode ser até cinco vezes maior que o praticado na Europa, segundo as autoridades.
Diferente de outros casos, a cocaína não estava misturada ao produto transportado, mas sim oculta na área reservada aos componentes de refrigeração do contêiner.
A localização da carga contaminada foi resultado de uma combinação de ferramentas de gestão de risco da Alfândega de Santos, que incluem:
Esses processos fazem parte de um modelo de triagem que busca garantir agilidade nas operações de comércio exterior, ao mesmo tempo em que coíbe ilícitos aduaneiros.
Após a confirmação da presença da droga, a Polícia Federal foi acionada para conduzir os procedimentos de polícia judiciária da União, com abertura de inquérito policial para investigação do caso.
Segundo a Receita, o uso combinado de tecnologia, inteligência e ação de campo tem sido essencial para o aumento da eficiência no combate ao tráfico internacional de drogas pelo complexo portuário de Santos, considerado um dos principais pontos de exportação do Brasil.